As Boas Novas é a mensagem sobre Jesus Cristo. A Bíblia diz em Romanos 1:2-3 “Que ele antes havia prometido pelos seus profetas nas santas Escrituras, acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne.”
Que são as Boas Novas? A Bíblia diz em Marcos 1:14-15 “Ora, depois que João foi entregue, veio Jesus para a Galiléia pregando o evangelho de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.”

sexta-feira, 26 de março de 2010

CURIOSIDADES BIBLÍCAS


VOCÊ SABIA...
Que Josafa foi o rei que mais se preocupou com a “educação do povo”. Confira lendo 2º Crônicas 17.9


VOCÊ SABIA... Que na Palavra de Deus, Salomão foi o primeiro “professor” em Israel a ensinar botânica, zoologia e biologia? Confira lendo 1º Reis 4.33 á 34

VOCÊ SABIA...
Que o rei Josafa reformou o sistema judicial e nomeou os sacerdotes e os levitas para manterem o povo no caminho, obedecendo aos mandamentos do Senhor.

VOCÊ SABIA...
Que depois que Eúde matou o rei de Moabe, os israelitas atacaram os moabitas e alcançaram uma importante vitória, trazendo o maior período de paz da história teocrática de Israel, que foram 80 anos. Juizes 3.30

VOCÊ SABIA...
Que Sama, um dos valentes de Davi, enfrentou sozinho o exercito filisteu para defender um campo de lentilha e o Senhor deu grande livramento. 2º Samuel 23.11 e 12

VOCÊ SABIA...
Que depois de matar Golias, Davi ainda teve a coragem de morar por 16 meses na cidade daquele gigante? 1º Samuel 17.4 e 27. 2 à 7

VOCÊ SABIA...
Que “Arfaxade” foi a primeira criança a nascer depois do grande Dilúvio?

VOCÊ SABIA...
Que os descendentes de Cam se fixaram na Arábia Meridional, no Egito Meridional, na orla oriental do mar Mediterrâneo e na costa da África. Gênesis 10.06 á 20

VOCÊ SABIA...
Que os descendentes de Canaã estabeleceram-se num território que denominou-se Canaã, território este que posteriormente se tornaria a pátria do povo judeu.

VOCÊ SABIA...
Que cerca de 160 anos antes do aparecimento de Ciro, Isaías predissera a respeito de um governador chamado Ciro, que permitiria a volta dos judeus a sua pátria, para reedificarem Jerusalém e o templo. Isaias 41.2/ 44.26 à 28/45.1,4,5,13.
VOCÊ SABIA... Que Abraão foi o primeiro homem da Bíblia a ser chamado de “profeta”? Gênesis 20.7

VOCÊ SABIA...
Que das 2000 línguas e dialetos falados no mundo, e mais de 1200 já possuem a Bíblia ou textos bíblicos traduzidos?
VOCÊ SABIA... Que Obadias, Filemom, 2º João e Judas são os únicos livros da Bíblia que possuem apenas 1 capítulo?

VOCÊ SABIA...
Que o livro de Isaías é semelhante a uma pequena Bíblia, pois contém 66 capítulos: os primeiros 39 falam da história passada, e os 27 restantes apresentam promessas do futuro.

VOCÊ SABIA...
Que na biblioteca da universidade de Gottingen, Alemanha, existe uma Bíblia que foi escrita em 470 folhas de palmeira.

VOCÊ SABIA...
Que o melhor rendimento e a melhor remuneração da Bíblia é o salário pago pela sabedoria? Confira lendo Provérbios 8.18 à 21.

VOCÊ SABIA...
Que na primeira vez que a lei foi aplicada, três mil pessoas morreram e na primeira vez que a graça foi proclamada três mil pessoas foram salvas? Confira lendo Êxodo 32.28 e Atos 2.41

VOCÊ SABIA...
Que na Bíblia Deus fez corvos virarem “garçons”, para servirem ao profeta Elias no café da manhã e no jantar? 1º Reis 17.06

VOCÊ SABIA...
Que “Arfaxade” foi o primeira criança a nascer no “novo mundo” de Noé após o dilúvio? Gênesis 11.10

quinta-feira, 18 de março de 2010

Por que ser um dizimista?

Uma verdade absoluta e inegável é que Deus é o dono de todas as coisas. Nada trouxemos para este mundo nem nada dele levaremos. Somos mordomos dos bens que Deus nos confia. Deus espera de nós fidelidade e o dízimo é um símbolo dessa fidelidade. A prática da devolução dos dízimos está presente tanto no Antigo como no Novo Testamento. Devemos honrar a Deus com as primícias de toda a nossa renda.

O profeta Malaquias elenca três razões imperativas pelas quais devemos ser fiéis na devolução dos dízimos:

1. Porque reter os dízimos é roubar a Deus (Ml 3.8) – O dízimo não é nosso, é de Deus. O dízimo é santo ao Senhor. Não damos dízimo, devolvemo-lo. Reter o que não é nosso é roubo. Reter o dízimo é roubar a Deus (Ml 3.8). É apropriar-se indebitamente daquilo que deve ser consagrado ao Senhor. Reter o dízimo é desamparar a Casa de Deus. É deixar de cooperar com ele em sua obra. A retenção do dízimo é um sinal de enfraquecimento espiritual. Sempre que o povo se afastou de Deus, deixou de trazer os dízimos ao Senhor. Por isso, Malaquias diz que devemos nos tornar para Deus antes de trazer o dízimo de Deus (Ml 3.7). Quando trazemos nosso coração para Deus, os dízimos vêem junto. É importante ressaltar que Deus não precisa de dinheiro. Ele é dono de todo o ouro e de toda a prata. Ele quer nossa fidelidade. Deus sabe que onde está o nosso tesouro, aí estará o nosso coração. O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. Se servirmos às riquezas, não poderemos servir a Deus. Se confiarmos no dinheiro, não poderemos confiar em Deus. Se a nossa confiança estiver na provisão, não estará no provedor.

2. Porque reter os dízimos é roubar a nós (Ml 3.9-11) – Apropriar-se indevidamente do dízimo de Deus é atrair maldição sobre nós em vez de bênção (Ml 3.9). É fechar as janelas dos céus sobre nós em vez de têlas abertas. É suspender o derramamento das bênçãos em vez de experimentá-las copiosamente (Ml 3.10). É dar espaço ao devorador na vida financeira em vez de vê-lo repreendido (Ml 3.11). É semear muito e colher pouco. É receber salário e colocá-lo num saco furado (Ag 1.6). A Bíblia diz que reter mais do que é justo é pura perda. Tentar enganar a Deus, trazendo apenas uma parte dos dízimos como se estivéssemos sendo fiéis na devolução é mentir ao Espírito Santo e esse pouco que trazemos Deus o rejeita e o assopra (Ag 1.9). Deus não é Deus de resto, mas de primícias. Quando o povo trouxe animais cegos, doentes e aleijados para o sacrifício, Deus não apenas rejeitou a oferta, mas também os ofertantes (Ml 1.8-10). O dízimo não é um expediente usado por Deus para subtrair de nós o que temos, mas um recurso de Deus para nos abençoar ainda mais. Dízimo não é subtração, mas multiplicação. Deus mesmo é quem nos dá a semente e quem multiplica a nossa sementeira.

3. Porque reter os dízimos é roubar os outros (Ml 3.12) – Os olhos das nações estavam sobre Israel. Quando o povo de Deus o honrava na devolução dos dízimos, sua prosperidade e felicidade eram um testemunho eloqüente perante os povos. As nações, então, seriam atraídas para conhecer o Deus de Israel. Por outro lado, a desobediência do povo em trazer ao Senhor os dízimos, sinalizava sua decadência espiritual e essa atitude, afastava as nações do conhecimento de Deus. Nossas ações têm conseqüências não apenas em nossa vida, mas também, na vida dos outros. Quando retemos os dízimos privamos a nós mesmos de bênçãos e privamos outras pessoas também de verem em nós a graça de Deus. Reter os dízimos é roubar a Deus, a nós e aos outros. Reter os dízimos é contabilizar perdas financeiras, emocionais e espirituais. Reter os dízimos é um pecado de desobediência, infidelidade e incredulidade. Que Deus nos ajude a sermos fiéis ao Deus fiel. Que Deus nos ajude a devolvermos a ele o que lhe é santo, e isso em resposta ao seu dom inefável!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Quem somos diante do bem e do mal?

Mesmo que tenhamos praticado o mal, ainda há tempo para nos redimir e mudar de direção!

Todos os dias fazemos escolhas. Deus nos dá o livre arbítrio, a oportunidade de escolher entre o bem e o mal. E como se ele nos perguntasse: “Filho, você deseja o fazer o bem ou o mal hoje?”.

A partir do momento em que ele nos dá essas opções, fica claro que teremos de fazer escolhas no decorrer de cada dia. Ao vivermos diversas situações, depararmos com pessoas de diferentes perfis e até convivermos conosco mesmos, haveremos de escolher entre fazer o bem ou não. E a perfeita vontade de Deus é que optemos por fazer o bem, e claro, sem olhar a quem.

Muitas vezes não conseguimos acertar nas escolhas porque a nossa motivação está errada. Tiramos os nossos olhos de Deus e colocamos nossa atenção no homem, no que ele faz ou deixa de fazer. Por vezes, até parece que os homens são mais reais e verdadeiros do que o próprio Deus.

Sempre quando falhamos temos justificativas na ponta da língua: “Mas ele me provocou primeiro”; “Fulano não se lembrou de mim”; “Sicrano não me desce à garganta”. E por aí vai, estamos sempre prontos a atacar!

Não temos o poder de nos mudar, de nos transformar, mas Deus tem todo poder. Ele conhece o segredo para o sucesso de nossas escolhas e também quer que vençamos o mal que habita em nós, pois está escrito: “Buscai o bem, e não o mal [...]” (Amós 5.14.) Esse versículo deixa bem claro, desde o começo, que precisamos buscar o bem diligentemente todos os dias (Pv 11.27).

A prática do mal nos faz pessoas sem pudor, sem domínio próprio e ainda pode abrir portas para que outros males sobrevenham sobre nós, além de entristecer a Deus. Mesmo que tenhamos praticado o mal, ainda há tempo para nos redimir e mudar de direção! Deus quer que não nos cansemos de fazer o bem, pois aquele que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado diante dEle (Tg 4.17).

Quem somos nós diante do bem e do mal? Lembre-se: diante de Deus não há disfarces.
Que Deus abençoe!